Integros accedere ad fontes - O amor pelas fontes primárias
- Lucas Fonseca Santos
- 9 de out. de 2024
- 7 min de leitura
Atualizado: 1 de jan.

Um dos princípios fundamentais do meu trabalho pode ser sintetizado pelo adágio latino:
"Integros accedere ad fontes"
O que isso quer dizer, na prática?
Se estás nesta página, é porque tens um desejo de conhecer os clássicos, queres adentrar em um diálogo fecundo com as grandes obras que permanecem, e que são, portanto, garantia de que sempre estaremos atualizados, uma vez que estamos mergulhando em realidades perenes - que sobrevivem no tempo e no espaço - e universais - manifestam as tristezas e alegrias do ser humano tal como ele é, mostrando que "nihil novi sub sole" - nada há de novo sob o sol.
A tecnologia pode ser nossa aliada para que adentremos nesta grande conversa com os gigantes que nos precederam. Não deve nos afastar deste encontro, mas deve servir de ponte para que ocorra adequadamente.
Trago a vocês uma lista dos sites mais importantes para acessar fontes primárias - em latim, grego antigo, espanhol, inglês e português.
Sim, vejo que franzes a testa:
"- Latim e grego antigo? Inglês e espanhol? Não podes indicar algo em português?"
Primeira informação que deves ter, caso queiras aprofundar teus estudos: deves saber, no mínimo, o inglês. Não é necessário que saibas sustentar um diálogo, mas deves ter o que chamamos de "inglês instrumental". A quantidade de recursos importantes em inglês não permite que ignores esta língua.
Sem o inglês, não terás boa parte das fontes secundárias mais relevantes. Sem o latim, não terás acesso a quase 70% do tesouro pedagógico dos clássicos, e, por isso, considera que deves ter ao menos um inglês adequado para a leitura de textos, e um latim bom o suficiênte para que saibas investigar as fontes primárias.
Fontes Primárias
Bibliotheca Augustana: https://www.hs-augsburg.de/~harsch/a_chron.html
Talvez um dos sites mais completos para a pesquisa de autores em língua latina e grega.
O site se divide entre os monumentos literários de cada idioma (latim, grego, alemão, inglês, etc.), e, dentro de cada seção, podes procurar os autores de cada século, e, em cada autor, podes verificar a lista de suas obras completas, bem como uma edição em domínio público do texto.
Extremamente útil para professores de latim e grego antigo.
Classical Liberal Arts Academy - Classical Catholic Library
Esta página será uma grande motivação para que queiras ter um inglês instrumental. Aqui temos livros antigos, já em domínio público, e que podem ser valiosos para o ensino das disciplinas do Trivium e do Quadrivium.
Para professores, este site é fundamental. Ainda que seus alunos não sejam capazes de ler em inglês, um bom educador deve saber que a formação própria já é um grande ato de amor pelos alunos.
Wheathon College - Primary texts online - Early Christian Studies - Research Guides at Wheaton College
Aprender a pesquisar é um grande tesouro para o educador. Deves ter em mente as principais universidades que tratam dos temas que te interessam - isso é tema para outro post -, e deves dar atenção aos Research Guides, que são feitos por bibliotecários, e nos quais podes economizar muito tempo, tendo em um só lugar várias fontes.
Neste link, do Wheathon College, podes encontrar as principais fontes cristãs, desde Santo Agostinho até autores como Hugo de São Vitor e Santo Tomás de Aquino. Algumas referências deste link levam a sites que possuem traduções gratuitas para as línguas vernáculas.
Para os latinistas e helenistas, o grande tesouro aqui está na coleção completa da Patrologia Migne.
Monumenta - monumenta.ch ; Complemento: Corpus Corporum (Universidade de Zurich) - https://mlat.uzh.ch/browser?path=/
Este é talvez um dos recursos mais úteis para latinistas e pesquisadores em geral. Se é verdade que boa parte dos textos clássicos está escaneada, para colher citações de forma mais eficiente, é melhor ter a transcrição do texto disponível.
Este é o grande diferencial desta plataforma. Se, por um lado, não é de fácil navegação, possui muitos textos que não são encontrados sequer na Bibliotheca Augustana - um exemplo: os comentários de Cassiodoro aos Salmos.
Obras completas de Santo Agostinho, em latim e italiano - S. Aurelii Augustini OPERA OMNIA - editio latina
A mais completa edição das obras de Santo Agostinho, com textos latinos transcritos - uma vantagem, em comparação com a Patrologia Migne -, bem como suas traduções para o italiano.
Possui ótimos subsídios para uma pesquisa mais avançada em qualquer obra do Doutor de Hipona.
The Agora Foundation - Formatted Great Texts Online | The Agora Foundation
Uma grande dificuldade para que possamos aprofundar nos estudos - sobretudo no Brasil - é a questão financeira: os bons livros são caros, e existem poucas traduções para o português.
A Agora Foundation, inspirada no ideal dos Great Books, de Mortimer Adler, coletou uma série de textos em domínio público, e disponibilizou gratuitamente. Temos Aristóteles, Platão, Heidegger, Santo Agostinho, Pascal e muitos outros gigantes do pensamento, e que podem ser acessados facilmente.
Aos professores brasileiros: por que não traduzir alguns destes textos para uso em sala de aula? Por que não criamos uma atmosfera de amor às fontes? Eventualmente, até mesmo uma tradução automática, com todos os seus defeitos, é melhor do que privar nossos alunos destes tesouros.
The Catholic Library - CatholicLibrary.org: Browsing Centuries: 00
Descobri este recurso recentemente. Para a literatura cristã, é ainda melhor do que a Bibliotheca Augustana, e podemos pesquisar: (i) de maneira cronológica, ou (ii) a partir dos nomes dos autores.
A vantagem é que também tens, de forma mais imediata, a informação acerca da existência de traduções em domínio público para o inglês
Mannheimer Text Online - MATEO /AN ANALYTIC BIBLIOGRAPHY OF ON-LINE NEO-LATIN TEXTS - https://philological.cal.bham.ac.uk/bibliography/index.htm
Estas plataformas tem sido muito útil para minhas pesquisas relacionadas aos sécs. XVI-XVIII, sobretudo para encontrar textos de jesuitas. A maior parte dos textos escritos por jesuítas, neste site, se referem à poesia e retórica, o que é uma limitação considerável, que é mais suportável quando descobrimos que estes textos estão transcritos - o que poupa muito tempo nas citações, bem como na produção de materiais didáticos.
Internet Archive - https://archive.org/
Navegar neste site é uma arte, sobretudo quando estás a procura de textos latinos e gregos. Entre todas as plataformas, é a mais completa, ainda que seja a mais difícil para pesquisa.
Se estás procurando textos latinos, deves escrever os nomes dos autores com o caso genitivo - por exemplo, se queres encontrar algo de Cicero em latim, deves pesquisar "Ciceronis". No grego, é ainda mais difícil, e também deves pesquisar os nomes dos autores no genitivo, por vezes de forma transliterada, e por vezes com as próprias letras gregas - por exemplo, Plutarchus é o nome latinizado de Plutarco, mas, em grego, deves procurar por "Ploytarchoy/Ploutarchou/Πλουταρχου".
Algumas pesquisas que merecem ser feitas:
"societatis iesu"/societate iesu
"ad usum discipulorum"
"cum notis"/"cum commentis"
"De ratione"/"De artibus"/"De Arte"
"liberalium artium"/"artibus liberalibus"
"ex scriptoribus"/"ex poetis"
"latine et graece"/"cum versione latina"
(...)
Accademia Vivarium Novum - https://subsidia.vivariumnovum.it/risorse-didattiche/per-la-pratica-didattica/classici-latini-in-edizione-monolingue
Sempre digo que, se eu tivesse que dar apenas uma razão pela qual aprender latim valeria a pena, eu diria que, através do latim, podes ler as maravilhosas edições "Ad Usum Delphini" - que estão disponíveis em domínio público, com ótima resolução.
O que no Archive é confuso, a Accademia organizou em links que conduzem diretamente ao texto desejado. Podes imprimir e usar para teus estudos pessoais.
Nestas edições, cada texto possui comentários abundantes e eruditos - nunca vi algo assim até hoje em qualquer língua vernácula -, bem como, no caso dos poetas, uma paráfrase de cada verso, em latim. Assim, estás imerso plenamente no latim, e a assimilação que terás de vocabulário e gramática será ainda maior.
Também estão disponíveis versões bilíngues (greco e latim) de grandes autores, como Aristóteles, Hesiodo, Homero, e muitos outros (https://subsidia.vivariumnovum.it/risorse-didattiche/per-la-pratica-didattica/versioni-latine-di-classici-greci-con-originale-a-fronte-serie-fratelli-didot)
Google Books - Latin and Greek (https://www.google.com/googlebooks/ancient-greek-and-latin.html)
Não é uma coleção excelente, mas é possível garimpar algumas obras raras.
Latin Library - https://www.thelatinlibrary.com/
A mais eficaz para pesquisas rápidas de textos de autores mais conhecidos, como Virgílio, Cícero, Santo Agostinho, etc. É limitada quanto ao corpus renascentista, bem como quanto ao corpus de filosofia medieval.
Perseus Library/Scaife Viewer - https://www.perseus.tufts.edu/hopper/collection?collection=Perseus:collection:Greco-Roman / https://scaife.perseus.org/
Uma coleção excelente, e que é utilissima aos que querem consultar brevemente algum autor. A vantagem deste site é que, em cada texto, cada palavra possui um hiperlink que leva à diversas traduções possíveis do termo, de acordo com vários dicionários.
O site ficou ainda melhor com o recurso do Scaife Viewer, que tornou a pesquisa ainda mais fácil, e permite consulta à edições paralelas.

Com estas fontes, tens muito material de estudo. Tens de saber agora o que é a tua questão existencial nos estudos: tens de saber o que te move, o que te desconcerta, o que te leva a querer investigar e a viver uma vida examinada.
Para isso, é uma atitude de humildade e de prudência que peças conselhos para pessoas mais experientes. Hugo de São Vitor, por isso, retamente dizia que "humilitas est principium discendi" - a humildade é o princípio do aprendizado -, e, poder-se-ia adicionar, é o que te salva de ficar perdido em um mar de informações.
Tenho trabalhado durante anos na orientação dos estudos de crianças, jovens e adultos, através da Consultoria de Estudos. Nela, te ajudo a formular um plano de estudos, com metas concretas, através das quais poderás finalmente dar passos mais firmes na tua jornada intelectual.
Caso tenhas interesse em conhecer um pouco mais, entre no Formulário, e siga os passos para o agendamento.
Consultoria de Estudos
Compartilhe com outras pessoas este artigo, para que também possam aproveitar destas recomendações!
Até a próxima!
Prof. Lucas Fonseca dos Santos.
Newsletter - Para receber minhas cartas mensais:
Lista de Espera para os Cursos - 2025:
Youtube
Comentarios